23.1.16

Não passou no Sisu?


A aprovação em uma universidade federal foi um pouco diferente do que eu imaginava, primeiramente fiquei super feliz por ter conseguido, mas bem chateada quando descobri que vários amigos meus que estudaram bastante não conseguiram passar. Pensando nisso e sabendo que essa história se repetiu por milhares de estudantes que fizeram o Enem e não conseguiram o resultado esperado eu mostrarei algumas dicas que me ajudaram a conseguir a tão sonhada aprovação na Universidade de Santa Catarina.

AULADE
Esse programa educativo tem um canal no Youtube com todas as matérias e professores maravilhosos, todos extremamente dispostos a ajudar seus alunos a conseguir seus objetivos. As vídeo aulas duram certa de 10 a 25 minutos, as maioria são separados em tópicos. O que eu gostava de fazer era de separar as matérias que estudaria durante a semana, e logo em seguida fazer exercícios sobre os assuntos estudados.

PRÁTICA
Tanto para redações quanto para outras matérias,eu fazia exercícios diariamente, como citei acima a maioria eu fazia logo após ter assistido ás aulas ou lido uma matéria sobre um tema que poderia cair na redação.  Esses mesmos exercícios eu refazia uma semana ou alguns dias depois , e assim consecutivamente. 

REDAÇÃO
A redação eu resolvi separar em partes, algumas vezes eu treinava apenas a introdução, outras vezes apenas o desenvolvimento e outras apenas a conclusão. Feito isso eu escrevia algumas redações completas no meio da semana e no domingo. Assim treinava todas as partes da redação e sabia exatamente o que estava errando. (Meu ponto fraco sempre foi a introdução)

EXATAS
Eu e exatas nunca combinamos, ainda assim resolvi tentar enfrentar esse medo.Semanalmente realizava provas somente com cálculos de questões que já havia estudado durante a semana, e juntava física, matemática e química de uma vez. No começo foi mais complicado, depois já estava conseguindo pegar o raciocínio mais rápido e principalmente decorando as tão faladas ''formulas''.

NÃO DECORE, APRENDA!
Memória nunca foi meu forte , então suponhamos que entre 7 fórmulas de cada matéria eu aprendia 2 e decorava 5, porém essas que eu decorava acabava esquecendo na semana seguinte. Logo, vivia um ciclo sem fim. Até que entendi que o melhor jeito de aprender uma matéria é treinando e colocando ela em prática, fazendo exercícios e  seus próprios resumos.

GEEKIEGAME
O Geekie foi meu aliado número 1, nele eu fazia os exercícios e logo após os exercícios, e tudo que você erra tem uma pequena explicação mostrando qual é a resposta certa e porque.

6 comentários: