8.9.14

E agora, qual faculdade fazer?


Estou recebendo muitos e-mails com esta mesma pergunta que está no título da postagem; ''E agora, qual faculdade fazer?''. Está sendo legal responder cada e-mail individualmente, mas já que a dúvida está crescendo resolvi trazer o assunto para o Blog. Bom, vamos por partes. A faculdade vai ser um dos/ou o primeiro passo extremamente pessoal da sua vida. Até aquelas pessoas que fazem determinada faculdade só pelo retorno financeiro também torna aquele quadro uma coisa pessoal, afinal já deixa claro que a pessoa se imagina em uma boa situação daqui a uns anos.

Passo I-Refletir/Imaginar: E já que tocamos no assunto de Imaginar eu vou começar por essa parte. Imagine. Simplesmente imagine você atuando/trabalhando no ambiente de trabalho que você escolheu fazer a faculdade. Se essa simulação imaginária te deixar bem assustado, talvez seja a hora de pesquisar se é realmente aquilo que você quer. Porém se essa simulação imaginária te deixou mais confortável e até te emocionou de certa forma, significa que você está indo pelo caminho certo (Eba!).


Passo II- Pesquisar: A curiosidade pode ser uma boa aliada quando se trata de escolher uma faculdade. Creio que quanto mais curioso você for para pesquisar as matérias do curso, histórias e até os locais das melhores universidades você acaba -consequentemente- se habituando com o seu curso. Até porque, entrar em uma faculdade ja pode ser um passo assustador, ainda mais sem saber absolutamente nada do que está fazendo ali e o que vai fazer.

PASSO III: Testes vocácionais: Existe algumas escolas que já trabalham com os testes vocacionais duas vezes ao ano. Outras não -a maioria-. Mas é importante saber que mesmo sua escola tendo essa iniciativa ou não você mesmo pode fazer seus próprios testes vocacionais, e principalmente pesquisar sobre os cursos que ficaram compatíveis com sua personalidade.

Teste Vocacional I  || Teste Vocacional 2 || Teste vocacional 3 || Teste vocacional 4 ||

Passo IV: Converse com pessoas do mesmo curso: Essa dica é meio óbvia, aliás rs. Mas ainda assim é muito válida. Se você conhece alguém que está estudando o mesmo curso que você quer,puxe uma conversa básica e vá fazendo perguntas de acordo com as coisas que você quer saber. Na maioria das vezes as pessoas perguntam as coisas que mais as afligem, por exemplo ''E tal matéria é difícil mesmo?'' e etc.



16 comentários: