25.6.14

Comportamento: Bulimia [Sintomas/Causas/Como Tratar]

sos-corpo-dieta-transtorno

Algumas vezes olho minha caixa do e-mail e encontro e-mails de leitoras pedindo ajuda sobre bulimia. Hoje o caso se repetiu, e enfim me toquei que precisava urgentemente trazer esse assunto para o Blog e tentar ajudar outras meninas com o mesmo problema. Para quem não sabe o que é  Bulimia , trata-se de uma doença no qual a pessoa exagera na ingestão de alimentos e em seguida se sente ''culpada'', usando alguns métodos para não ganhar peso, entre eles vômitos , jejuns prolongados, excesso de exercícios aeróbicos e uso de laxantes . E ah, geralmente (Não em todos os casos) quem tem Bulimia também tem anorexia. Mas vemos isso no próximo post ok?

Causas: Ok, não há uma causa exata pelo qual uma pessoa chega a ter bulimia. Mas existem vários motivos pessoais, trauma, falta de auto-estima, vergonha do próprio corpo, bullying, problemas psicológicos ou familiares e outros. Os especialistas dizem que geralmente a bulimia é causada por mais de um fator.

Sintomas: Vício por doces ou outros alimentos calóricos, vômito induzido após as refeições, exercícios aeróbicos em excesso, preocupação excessiva com seu peso e corpo, comer em excesso quando se sente humilhado/angustiado, humor depressivo, uso de laxantes/enemas/diuréticos e manter segredo sobre todo esse quadro. 

Como tratar? Não há duvidas que a parte mais difícil da doença é o reconhecimento da mesma. Raramente o indivíduo vai  se assumir doente, para isso é preciso que as pessoas a sua volta percebam o que está acontecendo . Depois disso, o melhor tratamento é com a ajuda de 3 especialistas. 1 nutricionista, 1 psiquiatra e 1 psicólogo. Cada um desses vai desenvolver um trabalho individual e juntos desenvolver um ótimo tratamento. PS. Também é valido conhecer um grupo de apoio para dividir a experiência e até conhecer novas terapias. 

''Importante esclarecer que esta doença também pode levar ao óbito. Mesmo que a porcentagem seja baixa, várias situações estão envolvidas nesse processo, como o suicídio, pneumonia combinada com problemas cardíacos, reação hipertensiva decorrente da ingestão medicamentosa e o peso corpóreo.''
(Pscicóloga Luciana Kotaka).

Cuidem-se e não deixem a ''vaidade'' de vocês chegarem a esse nível. Beleza é bom, mas não o mais importante. O que realmente vale e sempre vai valer é a nossa saúde . Procure ter uma alimentação correta, comendo muitas frutas e verduras e praticar uma atividade que você goste para perder as temidas calorias. Boa sorte e qualquer coisa me mandem um e-mail no caborges@ymail.com. Beijos!


16 comentários: