26.12.13

Resenha: Livro Inocência


Fim de Natal minha gente, agora é só entrar em um projeto verão bem puxado para perder os 10kg ganhos no Natal. Mas enfim, voltando a rotina hoje quero comentar/resenhar um pouco um livro que eu li recentemente (Semana passada, ó) e fiquei muito encantada. O mais legal é que um belo dia descobri que ele tem um filme que é geralmente passado no Canal Brasil (Aqui o Tweet da minha descoberta). Fiquei bem chocada, pois geralmente esses livros antigos e clássicos não tem muitos filmes, geralmente só novelas.

SOBRE: Inocência é um romance regionalista brasileiro de Alfredo d'Escragnolle Taunay, dividido em 30 capítulos - que são introduzidos por uma citação - mais um epílogo.Foi publicado em 1872 e retrata costumes, pessoas e ambientes do leste sul-mato-grossense (sertão), notadamente a cidade de Paranaíba e a frente colonizadora dos Garcia Leal.Como o Romantismo estava em decadência na época em que a obra foi escrita, pode-se considerá-la de transição para o Naturalismo, devido a uma grande e infalível caracterização do homem como produto do meio, isto é, ele age de acordo com o tipo de vida que leva.


SINOPSE: O romance passa-se no Sertão de Santana do Paranaíba, onde Martinho dos Santos Pereira (Pereira) vive numa fazenda com sua filha Inocência de 18 anos. De comportamento autoritário, Pereira exige da filha uma obediência que a obrigue ser educada sob seu regime e longe do mundo. Pereira decide que a filha irá se casar com um homem criado no sertão bruto, Manecão, um negociante de gado com índole violenta. Um certo dia, Inocência ficou muito doente e o pai encontrou-se com um rapaz que caminhava pelo sertão e se dizia médico. Era Cirino, que iniciou Farmácia em Ouro Preto e concluiu estudos no colégio do Caraça. Cirino curou Inocência e imediatamente apaixonou-se.

MINHA OPINIÃO: Sou apaixonada por romances clássicos, e esse deu o que merecer. É uma história gostosa de ser lida com um vocabulário que a principio você estranha, mas depois pega o rítmo ''caipira'' e se diverte. Admito que se pudesse mudaria o final da história, mas mesmo assim adorei o livro do começo ao fim. Indico esse livro para as pessoas que assim como eu preferem a literatura mais antiga, ou para alguém que simplesmente goste de um bom romance.

FILME ONLINE: Youtube

20 comentários:

  1. Maria CLara8:43:00 PM

    eu li pra um trabalho na escola, gostei muito

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaaf odeio o pai da inocência

    ResponderExcluir
  3. Amo esse livro

    ResponderExcluir
  4. curti caca :3

    ResponderExcluir
  5. vou compraar

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas ele deve ser ótimo. :3 Vou colocar ele na minha lista.
    bjs
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ta tendo post todo dia cami?

    ResponderExcluir
  8. Até quando vai o sorteio??

    ResponderExcluir
  9. Eu amooooooo esse livro, hoje assistirei o filme

    http://vivoporquesim.tumblr.com

    http://vivoporquesim.tumblr.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambéeem, não vi ele completo :(

      Excluir
  10. Poliana2:21:00 PM

    eu terminei de ver o filme agora, adorei

    ResponderExcluir